Fenômenos climáticos podem acontecer a qualquer momento, trazem muitos transtornos e prejuízos. Entre esses imprevistos estão os raios, comuns em todo o Brasil, mas existem formas de prevenção para evitar grandes problemas, como o uso do SPDA.
Mas, afinal, o que é SPDA? O Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas é conhecido popularmente como pára-raios. Essa é uma forma de se proteger de acidentes, imprevistos que podem comprometer o seu patrimônio e ameaçar a sua saúde.
Em nosso país, esse sistema é ainda mais necessário, pois, o Brasil é líder mundial na incidência deste fenômeno. De acordo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), descargas elétricas provocaram a morte de 1.790 pessoas entre 2000 e 2014.
Esse número assusta famílias e empresários que veem seus patrimônios e a própria saúde ameaçada. Quer saber como funciona o SPDA? Leia nosso conteúdo até o final e saiba como esse equipamento pode salvar o que tem de mais precioso para você!
Como o SPDA funciona?
Basicamente, um para-raio encaminha a corrente de uma descarga elétrica para o solo, quanto maior esse índice, melhor o seu sistema de SPDA. Nenhuma instalação consegue 100% de segurança, mas algumas soluções chegam bem próximas desse nível.
Esse encaminhamento da corrente é dividido em três tipos de dimensionamento:
- Sistema Franklin
Esse sistema consiste na instalação de um ou mais mastros com o topo afunilado. Com isso, o prédio que possui esse sistema é protegido em um ângulo de 45°;
- Gaiola de Faraday
Esse método consiste na instalação de fios e hastes por toda a cobertura do edifício. A eficiência pode ser melhorada quando há uma combinação com o sistema Franklin, por exemplo. Assim, existe a proteção do topo e das laterais;
- Esfera Rolante
Esse método não é físico como o Franklin ou Faraday, mas sim um procedimento de cálculo. Basicamente, consiste no cálculo que simula a ação de um raio através da movimentação de uma esfera fictícia.
Por que investir?
Descargas elétricas podem causar um grande dano em residências e empresas, até mesmo a sua saúde, com risco de acidentes como incêndios ou queimaduras. Usar um pára-raios é uma forma de se proteger contra esses contratempos.
Além disso, em muitos estados brasileiros, existe a obrigação de ter um pára-raios instalado. Consulte a legislação e saiba se há essa necessidade, caso exista, providencie o mais rápido possível.
Em caso dessa obrigação, você precisa contar com uma empresa especializada e um projeto elaborado por um engenheiro elétrico com a ART.
Qual o primeiro passo?
Agora você já sabe o que é SPDA e como funciona, mas qual é o melhor método? Tudo depende do perfil da sua edificação, qual o investimento e de que forma você quer se proteger dos raios.
O ponto de partida para você proteger o seu patrimônio, sua saúde ou de sua família é contar com uma empresa de confiança no projeto. Procure profissionais competentes, experientes e que podem tocar o seu projeto com eficiência.
A Teslacomm possui profissionais qualificados e experiência com a instalação de pára-raios conforme normas ABNT NR-5419. Contar com engenheiros especializados faz toda a diferença para manter seu patrimônio mais seguro.
Comentários