Viver em um edifício é uma opção de muita gente, principalmente com a praticidade do dia a dia, mas pode se transformar em um pesadelo com infiltrações e graves problemas elétricos. O que muita gente não sabe é que isso pode ser evitado com algumas ações simples.
Essas ações não servem apenas para garantir que o seu patrimônio esteja a salvo de prejuízos, com segurança e conforto ao seu dia a dia. Afinal, quem quer viver em um prédio cheio de problemas, não é mesmo?
Quer saber de que forma você pode manter o seu prédio em boas condições, prevenir prejuízos e danos graves a saúde de muita gente? Continue lendo nosso conteúdo e saiba como uma ação muito simples pode fazer a diferença!
Afinal, o que é inspeção predial?
Para começo de conversa é importante entender o que significa inspeção predial e de que forma isso pode contribuir com a segurança do seu edifício.
Basicamente, a inspeção predial trata-se de uma avaliação de profissionais capacitados e registrados em órgãos competentes, como o CREA. A função disso tudo é atestar quais as condições do edifício.
Trocando em miúdos, esse tipo de inspeção é um diagnóstico de como está a saúde do seu edifício, como o hall de entrada, elevadores, salão de festas, escadas, entre outros pontos do prédio.
O que é avaliado? Quais os graus?
Na avaliação do seu prédio, os profissionais levam em conta todos os pontos da estrutura e avaliam os problemas que aparecem de acordo com três graus, são eles:
1. Mínimo
Em muitos casos, o problema de um edifício não é muito grave, desse modo é recomendado uma resolução não tão urgente assim. A avaliação ocorre com relação à segurança e se há riscos à estrutura.
2. Regular
Se a avaliação da estrutura resultar em algo mais grave, a solução precisa ser realizada em curto prazo para não ameaçar a sua saúde e dos demais moradores.
3. Crítico
Quando as avarias são consideráveis a tendência é que a inspeção predial aponte a necessidade de uma solução imediata, pois, todo o prédio está ameaçado, tanto o patrimônio, quanto a saúde de todos.
Quando seu prédio precisa desse serviço?
Essa análise deve ser repetida de tempos em tempos, isso porque, conforme o passar dos anos, a sua estrutura pode sofrer alterações ou mesmo a depreciação tão comum em prédios mais antigos.
Não existe uma regra ou legislação que determine a obrigatoriedade da inspeção predial em um determinado período de tempo, mas é recomendável que se aproxime da seguinte frequência:
- As edificações mais antigas, com mais de 50 anos de construção precisam de uma inspeção predial com certa regularidade, uma vez por ano pelo menos;
- Os prédios com mais de 30 a 50 anos precisam de uma avaliação bianual;
- Caso o prédio em que você mora tenha entre 20 e 30 anos, o ideal é que a inspeção predial seja feita a cada três anos;
- Edifícios com mais de 20 anos precisam de uma boa revisão a cada 5 anos.
Porque isso é tão importante
A prevenção sempre é o melhor remédio para prevenir despesas e grandes prejuízos, quem sabe alguma ameaça a sua segurança ou da sua família. Por esse motivo é sempre importante fazer a inspeção predial conforme o indicado!
Para essa inspeção, o ideal é contar com uma empresa com experiência e o máximo de excelência com inspeções e laudos, como a Teslacomm.
Entre em contato com a Teslacomm agora mesmo e faça a inspeção predial onde você mora ou trabalha!
Leave a Comment